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Crise e Mudança: uma questão de modelo mental

Creio que a primeira linha deste texto deve dizer: se você está sofrendo com a crise é porque não estava preparado suficientemente para enfrentá-la.

Estamos vivendo em um momento histórico interessante e a cada dia mais desafiador, na qual o hibridismo dos modelos de produção estão cada vez mais presentes, os efeitos da globalização são a cada dia mais sentidos e geradores de impactos principalmente na indústria, os conflitos éticos e propósitos estão cada vez mais desalinhados daquilo que entendia-se como uma sociedade pautada na competência e meritocracia, pregada pela grande maioria das organizações.

O pessimismo se instalou e até mesmo aqueles que estão acostumados a olhar para o futuro estão começando a ter problemas. De qualquer forma, vamos olhar o copo sempre meio cheio, já que um momento de crise não dura para sempre.

Viemos de um modelo de mundo onde tudo era considerado infinito, seja os recursos, o poder de compra, a natureza, baseada na maximização, na padronização e produção em massa, sendo a acumulação a principal premissa do modelo industrial. Entendia-se também que a estabilidade e a velocidade era a principal condição para um processo de alavancagem; e, tornar-se eficiente era uma condição básica para o desenvolvimento de negócios e profissionais.

Miramos um mundo que compreende a finitude de tudo, na qual a premissa não está mais na acumulação, mas na colaboração e na criatividade como insumo para o desenvolvimento de negócios e da sociedade. Pensemos que há 40 anos havia apenas uma televisão na rua de seus avós, e que no domingo todos se reuniam em uma casa para assistir a tevê. Possivelmente na minha rua em pouco tempo terá uma impressora 3D que pediremos licença para fabricamos os nossos sapatos, móveis, etc. Nas universidades a impressão em papel a tinta ou a laser será coisa do passado. As lojas de impressões perguntarão para os estudantes qual será o tipo de polímero a ser usado e não mais qual a cor do papel e seu tamanho. Compraremos na nuvem o arquivo que vai ser usado para imprimir, assim como hoje já fazemos com as músicas.

Teremos em uma rua apenas uma máquina de cortar grama, ou pagaremos coletivamente o jardineiro para cortar a grama de todas as casas, diferentemente de hoje que todos os moradores da rua possuem uma maquina de cortar gramas e que as usam com uma pequena frequência, ocupando espaço e se tornando obsoleta em pouco tempo. Aquele carro que o seu pai lhe deu aos 18 anos será substituído por um cartão de acesso e um crédito na empresa que possui carros compartilhados.

Então, olhando para este movimento da economia colaborativa, podemos compreender que as empresas que buscam estabilidade em mundo totalmente liquido terão dificuldades de sobreviverem, já que buscar estabilidade em uma sociedade instável é algo que não combina. Tentar competir com países que possuem custos de produção muito baixo é anunciar sua extinção. Querer produzir impressões no papel enquanto todos estão imprimindo em 3D é esperar que o sol não apareça no dia seguinte.

Mudar é necessário. Para começar a mudar qualquer situação é necessário mudar o modelo mental, ou seja, a forma de pensar e agir frente as situações, entendendo que não é o mais forte da espécie que sobrevive, mas o que mais se adapta. Ao mesmo tempo em que não devemos a cada manhã travar uma corrida entre um leão e uma gazela, na qual geralmente a gazela sempre é comida no final; e, se você já viu um vídeo de caçadas sabe bem do que eu estou falando.

Cada manhã na África uma gazela se levanta, sabe que deverá correr mais rápido do que o leão ou será comida. Cada manhã na África um leão se levanta, sabe que deverá correr mais rápido do que a gazela ou morrerá de fome. Não importe se tu és um leão ou uma gazela é melhor começar a correr.

Se vivemos na Era da Informação e do Conhecimento, porque agimos sem refletir? Se temos conhecimento suficiente para o discernimento das questões e para o desenvolvimento de análises, porque agimos sem pensar? Este mundo em que temos tantas possibilidades, faz com percamos o foco e a orientação. E quando falta visão de futuro, aumenta a confusão. Quanto maior o desafio parece ser, maiores são as competências necessárias para o seu alcance, porém maiores também são os momentos de ansiedade, preocupação e descontrole.

Quando existem muitas ameaças no ambiente externo, maior precisa ser as suas forças e o seu foco, pois em um ambiente de ameaças e de fraquezas, o único posicionamento é o de sobrevivência. Fortalecer-se é a principal ação que deve ser realizada internamente; e, a busca de novas oportunidade utilizando-se das suas forças é uma saída para mudar da sobrevivência para a manutenção, da manutenção para o crescimento; e, do crescimento para o desenvolvimento. Sendo este último uma conjunção de oportunidades de forças.

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Para tal, gerenciar o dia-a-dia é fundamental, definindo, mensurando e buscando as pequenas vitórias diárias, sem desfocar dos objetivos, propósitos e valores; estimulando a equipe; fortalecendo os pontos fortes e criando alianças para suprir os pontos fracos; aumentando assim, a competitividade. Aliar-se para enfrentar a crise é uma alternativa que pode ser adequada para empresas de segmentos complementares, pois possibilita minimizar fraquezas individuais, criar convergências e sinergias.

Entender que a competição não é mais pelos mercados, mas pelas oportunidades existentes neste mercado é o que fará as organizações e profissionais buscarem fôlego para continuarem. Que um desempenho superior neste momento está na capacidade de refletir, analisar, aliar-se e agir de forma assertiva fará com que um momento de crise possa ser um grande momento de aprendizado.

Mude sua forma de pensar, tente sair da situação problema, saía da toca, crie uma barreira protetora do pessimismo, olhe para o futuro e busque identificar quem está em desenvolvimento e fortalecido, mude posicionamentos e modelos antigos, inove e quem sabe a crise não seja um bom momento para reflexão dos propósitos e direcionadores tanto para sua organização, quanto para sua vida.

Prof. Geraldo Campos

Vencedor do Prêmio Nacional ENDEAVOR/SEBRAE de Educação Empreendedora de 2016.

Formação em Empreendedorismo na Babson College (USA) e Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC)

Faça contato direto com o Prof. Geraldo Campos via whatsapp +55 048 99138-9951.

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS DA SAPIENZA

A presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais tem por finalidade demonstrar o compromisso da Mentor Match LTDA, de nome fantasia Sapienza, com a privacidade e o tratamento dos dados pessoais de seus USUÁRIOS.

Como condição de acesso aos programas da Mentor Match, o USUÁRIO declara que fez a leitura completa e atenta, estando plenamente ciente da presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, conferindo, expressamente, sua livre, inequívoca e informada concordância com os termos aqui estipulados, autorizando a obtenção dos dados pessoais e informações aqui mencionados, bem como sua utilização para as finalidades abaixo especificadas.

Caso não esteja de acordo com estas diretivas, o USUÁRIO deve descontinuar o seu acesso no SAPIENZA.

1. COLETA E USO DE DADOS PESSOAIS E REGISTRO DE ATIVIDADES

1.1. Os dados pessoais são coletados a partir do consentimento pelo USUÁRIO.

1.2. A relação de dados pessoais coletados e as respectivas finalidades constam no Anexo I.

1.3. Outros dados pessoais que não estão descritos no Anexo I podem ser coletados de acordo com a natureza específica do produto ou serviço em questão, nos termos de documento específico que deve ser considerado em conjunto com esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.

1.4. A Mentor Match LTDA não é responsável pela precisão, veracidade ou atualidade das informações prestadas pelo USUÁRIO, sendo de responsabilidade do USUÁRIO prestá-las com exatidão ou atualizá-las sempre que for o caso.

1.5. A Mentor Match LTDA podem realizar atualização e enriquecimento dos dados.

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1.9.1. A Mentor Match não é responsável pela Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais nem pelo conteúdo de quaisquer websites, conteúdos ou serviços fora do ambiente dos sistemas da Mentor Match, ainda que a ele vinculados por meio de links.

1.10. O consentimento fornecido pelo USUÁRIO é coletado de forma individual, clara, específica, legítima e informado ao titular.

1.11. O USUÁRIO pode alterar suas concessões de consentimento, conceder novas permissões ou retirar seu consentimento para as emissões atuais por meio do e-mail
[email protected], sendo avisado das consequências que a retirada de consentimento pode causar.

1.12. O USUÁRIO pode entrar em contato diretamente por meio do endereço eletrônico [email protected]. Os dados coletados e as atividades registradas também podem ser compartilhados:

a) Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, nos casos de requerimento, requisição ou ordem judicial;

b) Com os órgãos de controle que fiscalizam a Mentor Match LTDA, quando solicitado.

1.13. A base de dados, formada por meio da coleta de dados pessoais, é de propriedade e responsabilidade da Mentor Match LTDA. Seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos das atividades institucionais da Mentor Match LTDA e descritos no Anexo I desta Política de Privacidade e em Termos de Uso específicos, quando existentes.

1.13.1. O USUÁRIO é responsável pelo sigilo e pela confidencialidade de seus dados pessoais.

1.13.2. O compartilhamento de senhas ou dados de acesso viola esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais e os Termos de Uso dos sistemas da Mentor Match LTDA.

1.14. Internamente, os dados dos USUÁRIOS são acessados somente por profissionais devidamente autorizados pela Mentor Match LTDA, sendo eles dirigentes, empregados, prestadores de serviços e parceiros.

1.15. A Mentor Match respeita os princípios de licitude, finalidade, adequação, proporcionalidade, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização, prestação de contas, subsidiariedade e limitação de armazenamento, além de firmar o compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais com os USUÁRIOS.

2. ARMAZENAMENTO DOS DADOS E REGISTROS

2.1. Os dados pessoais coletados e os registros de atividades devem ser armazenados em ambiente seguro e controlado pelo prazo mínimo estipulado, conforme a tabela abaixo:

DADOS PESSOAIS PRAZO DE ARMAZENAMENTO FUNDAMENTO LEGAL
Dados cadastrais 10 anos após o término da relação Arts. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor (Lei no 8.078/90) e art. 70 da Constituição Federal.
Dados de identificação digital 6 meses do último acesso Art. 15 do Marco Civil da Internet (Lei no 12.965/14)


2.2. Os dados podem ser excluídos antes desse prazo no caso de solicitação do USUÁRIO. Os dados podem ser mantidos por período superior ao previsto neste prazo, por motivo previsto em lei, por decisão judicial, para fins de prestação de contas aos órgãos de controle ou por outros interesses legítimos da Mentor Match LTDA, devidamente especificados e informados ao titular de dados. Findo o prazo e a necessidade legal, os dados devem ser excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

2.3. Os dados coletados devem ser armazenados em servidores próprios ou em provedores de serviços que atendam aos controles de proteção de dados pessoais aplicáveis.

3. ATENDIMENTO AOS DIREITOS DO USUÁRIO

3.1. O USUÁRIO pode solicitar a confirmação da existência de tratamento; o acesso aos seus dados pessoais; ou a correção de seus dados pessoais, por meio do e-mail [email protected]

3.2. Pelo Canal de Atendimento à LGPD, o USUÁRIO pode também: (i) requerer o bloqueio do uso de seus dados pessoais; (ii) manifestar oposição ao tratamento de seus dados pessoais realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, (iii) solicitar a eliminação de seus dados pessoais coletados e registrados pela Mentor Match LTDA ao término de sua finalidade de uso ou (iv) solicitar a revisão de decisões automatizadas (v) solicitar portabilidade dos dados pessoais, (vi) solicitar informações sobre com quem foram compartilhados os dados pessoais e (vii) informações sobre o impacto da decisão de não consentir ou revogar o consentimento.

3.3. Mesmo que o USUÁRIO não conceda ou solicite a revogação do consentimento para as finalidades relacionadas ao envio de informações, a Mentor Match LTDA poderá enviar informações transacionais relativas à prestação dos serviços.

3.4. Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes e preservação de direitos, a Mentor Match LTDA podem permanecer com o histórico de registro e os dados dos USUÁRIOS por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer, para realização de prestação de contas aos órgãos de controle, ou para preservação de direitos da MENTOR MATCH ou do titular de dados.

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. A Mentor Match LTDA reserva a si o direito de alterar a Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais a qualquer momento, conforme a finalidade ou a necessidade, como para adequação e conformidade com disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente, cabendo ao USUÁRIO verificar a versão atualizada sempre que efetuar o acesso aos sistemas da Sapienza.

4.2. Ocorrendo atualizações neste documento e que demandem nova coleta de consentimento, a Mentor Match LTDA deve notificar o USUÁRIO pelos seus sistemas capazes de realizar nova coleta de consentimento ou pelos meios de contato por ele fornecidos.

4.3. Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, o USUÁRIO pode entrar em contato com a Mentor Match por meio do email [email protected].

4.4. Caso empresas terceirizadas realizem o tratamento de quaisquer dados coletados pelo Mentor Match, devem respeitar as condições aqui estipuladas e as normas de Segurança da Informação da Sapienza, bem como, Políticas e procedimentos adicionais.

4.5. Caso alguma disposição desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais seja considerada ilegal ou ilegítima por autoridade de proteção de dados, as demais condições permanecem em pleno vigor e efeito.

4.6. O USUÁRIO reconhece que toda comunicação realizada por e-mail (aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma física, virtual e digital também são válidas como prova documental, sendo eficazes e suficientes para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos serviços prestados pela Mentor Match LTDA, bem como às condições de sua prestação ou a qualquer outro assunto nele abordado, ressalvadas as disposições expressamente diversas previstas nesta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.

4.7 A Mentor Match LTDA utiliza cookies e tecnologias similares para avaliar e compreender o perfil e o comportamento dos USUÁRIOS que visitam ou acessam as páginas, com a finalidade de personalizar a experiência de navegação do USUÁRIO ao promover e divulgar produtos e serviços, além de realizar prevenção a fraudes.

4.8. A Mentor Match LTDA utiliza cookies classificados em três categorias: Essencial, Desempenho (Análise e Personalização) e Publicidade.

4.8.1. Essencial: Necessários para o funcionamento do site. Eles permitem a navegação pelo USUÁRIO em nossos sites e o uso dos seus serviços e recursos (por exemplo, cookies de segurança para autenticar USUÁRIOS, evitar a utilização fraudulenta de credenciais de login e proteger os dados do USUÁRIO de terceiros não autorizados).

4.8.2. Desempenho: Coletamos informações de forma anônima que permitem determinar informações suficientes para realizar análises de navegação, como por exemplo, o número de visitantes de uma página, como o USUÁRIO chegou ao site e as páginas acessadas.

4.8.3. Publicidade: utilizamos alguns cookies com o fim publicitário. Isto se faz para entregar anúncios e fazer campanhas publicitárias de acordo com um determinado público. Através desses é possível entregar anúncios de acordo com o seu perfil de consumo no site.

4.9. É necessária a permissão do USUÁRIO em aceitar e gerenciar as preferências no uso dos cookies, antes de iniciada a seção, para que sejam coletados.

4.10. Utilização de cookies de terceiros: Prestadores de serviços de tecnologia poderão utilizar seus próprios cookies nos serviços, com a nossa autorização, para prestação de serviços a Mentor Match LTDA. Tais cookies coletarão os dados do USUÁRIO nas nossas propriedades para as finalidades previstas nesta Política.

5. LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO

A presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais deve ser regida e interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o Foro da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília/Distrito Federal para dirimir qualquer litígio ou controvérsia envolvendo o presente documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.

6. GLOSSÁRIO

6.1. Para os fins deste documento, devem se considerar as seguintes definições: Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos sistemas do SAPIENZA, gravados nos dispositivos dos USUÁRIOS, que armazenam as preferências e outras informações, com a finalidade de personalizar a navegação dos USUÁRIOS no SITE, de acordo com o seu perfil.

IP: Abreviatura de Internet Protocol. É o conjunto alfanumérico que identifica os dispositivos dos USUÁRIOS na Internet.

Session ID: Credencial de um USUÁRIO necessária para acessar os sistemas da MENTOR MATCH e utilizar as suas funcionalidades.

USUÁRIO: Pessoa natural que acessa e/ou utiliza as funcionalidades dos sistemas da Mentor Match LTDA.

ANEXO I – LISTA DE DADOS PESSOAIS E FINALIDADES DE USO TIPOS DE DAS DADOS PESSOAIS FINALIDADE DE USO DOS DADOS

Cadastrais Nome completo, e-mail, nome da mãe, escolaridade, endereço, telefone, CNPJ e vínculo com a empresa, CPF, sexo, senha de acesso, data de nascimento e foto/imagem. - Identificar o USUÁRIO;
- Prover atendimento personalizado;
- Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos produtos e serviços da Mentor Match;
- Informar sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com o USUÁRIO;
- Promover e divulgar produtos e serviços da Mentor Match;
- Responder a solicitações e pedidos de informações do USUÁRIO;
- Realizar pesquisas do interesse da Mentor Match;
- Permitir acesso às áreas restritas dos ambientes digitais da Mentor Match;
- Prestar contas para Órgãos de controle na forma da lei;
- Personalizar o ambiente dos clientes em sua navegação nos ambientes digitais da Mentor Match.
Informações sobre transações Produtos e serviços adquiridos e respectivas quantidades, data e período da transação, número da nota fiscal Creditar os produtos e serviços adquiridos
Dados de identificação digital Endereço IP e Porta Lógica de Origem, Registros de interações com os ambientes digitais, Telas acessadas, dispositivo (versão do sistema operacional, Geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário), Session ID e Cookies. - Identificar o USUÁRIO;
- Administrar, creditar e enviar serviços adquiridos por meio dos ambientes digitais;
- Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos serviços;
- Promover e divulgar produtos e serviços;
- Realizar prevenção a fraudes, personalizar a experiência de navegação nos canais, por meio de georreferenciamento;
Dados anonimizados - Elaborar análises e estudos estatísticos
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