Single Blog Title

This is a single blog caption

Blog

UNIVERSIDADES FANTASMAS: paradigmas de uma aprendizagem 4.0

Não é de hoje que boa parte dos estudiosos da educação e gestores de instituições de ensino tem se debruçado nos diálogos da falta de sintonia das universidades com o mercado e a sociedade, principalmente em países emergentes.

Depois de algumas experiências como professor e estudante em universidades de países Europeus, Norte Americanos e Latino Americanos, tenho a clareza de que boa parte das universidades não só desaparecerão, mas serão universidades fantasmas antes de desaparecerem.

Muitas são as variáveis levantadas por especialistas para diagnosticar tal acontecimento, mas mantem-se os discursos tradicionais pautados no aumento da concorrência, nos baixos preços aplicados pelos mercado, na virtualização em detrimento da presencialidade, na mobilidade estudantil, nos avanços da tecnologia da informação e comunicação, na escassez de recursos governamentais, má gestão e tantos outras variáveis que são infinitamente infinitas, quando se inicia uma conversa sobre o tema.

Em uma analogia, para não tornar o texto tão longo, entendo que acontecerá com as universidades o mesmo fenômeno que aconteceu com os shopping centers; e, que está se espraiando para o segmento de varejo com lojas físicas. E neste sentido, se você quiser um maior aprofundamento neste tema clique neste link, onde Dan Bell, filmmaker Norte Americano, explica um pouco deste acontecimento no TEDxMidAtlantic, em 2016, com o título “Inside America´s dead shopping malls”.

Então, a solução seria a virtualização? Me parece que esta pode ser uma saída; e, que sem exceção (ou com algumas para não tornar-me exageradamente generalista) é o que grande parte das universidades estão fazendo. Transformando seus cursos presenciais em virtuais, suas disciplinas presenciais em disciplinas virtuais. O B-learning Vírus.

A questão posta para este b-learning (mesmo para pessoas menos estudiosas do tema, como Eu) é que o modelo b-learning não se manifesta apenas com a substituição de disciplinas ou cursos, do espaço físico para o espaço virtual, mas a composição de atividades formativas em ambientes de aprendizagem físicos e virtuais, potencializando não apenas a diminuição de custos, a redução de espaço físico, ou o ganho de escala de mercado, mas principalmente, a aprendizagem 4.0 (que chamei no título do texto), outro tema que dá um bom diálogo; e, que trarei o que eu compreendo sobre, em parágrafos abaixo.

Um detalhe interessante a ser percebido quando se fala de virtualização ou mesmo o modelo de educação à distância é que hoje qualquer pessoa pode fazer uma formação on line em qualquer das melhores universidades do mundo; e; no final, escolhe se deseja ou não ter o certificado.

Estive no inicio de 2017 em na região de Boston, para um curso para Professores de Empreendedorismo na Basbson College, presencial com partes do curso online (pré-curso);e, tive a oportunidade de visitar a Harvard University e o MIT. Encantado com o ambiente presencial, a atmosfera, os relacionamentos que fiz; e, o clima da cidade, quando voltei ao Brasil decidi que faria um curso de alguma das duas instituições que não tive tempo; e, nem recursos para realizar uma formação, quando estive por lá.

Então, encontrei a plataforma Edx.org, uma plataforma online criada para potencializar os conhecimentos de alguns professores e temas que possam ser acessados por qualquer pessoa do mundo. Faço um curso de Empreendedorismo para Economias Emergentes, e ao final terei um certificado de Harvard, para aquela modalidade.

Os entusiastas do ensino virtual diriam: o online aproxima, possibilita o acesso; mas o que o on line me gerou foi o desejo de estar presencialmente, pois a geração de valor proposta pelo totalmente on line, me fez desejar estar na atmosfera totalmente presencial.

Perceba que as principais universidades do mundo, enquadradas como as mais inovadoras, e por vezes, as mais clássicas estão com seus campus universitários abarrotados de estudantes vindo de todos os cantos do mundo.

Na visita ao MIT tive a sensação de tropeçar em chineses, coreanos, indianos, brasileiros, norte americanos; pessoas de diferentes nacionalidades atuando de forma interdisciplinar, com diferentes culturas, contextos e olhando para o mundo 4.0, 5.0, etc. A atmosfera faz toda a diferença. Seus principais cursos não estão online. Me parece que o online é uma amostra grátis do que você pode acessar quando estiver presencialmente. Uma forma de encantamento, de captura, ou invés de manutenção e/ou sustentabilidade.

Quando retornei ao Brasil tive a certeza que a falta de investimento e gestão na educação em todos os níveis faz com que as universidades sejam vistas com um mal necessário, pois boa parte estão desconectadas do mundo; e, aqui cabe começar a falar da aprendizagem 4.0.

Boa parte do que ensinamos até agora tende a não servir para um futuro muito próximo. Boa parte dos cursos de graduação que possuímos hoje levando o individuo a uma profissão, possivelmente não será colocado em prática pelos estudantes, pois sua profissão pode não existir. Se pegarmos os estudos do Futuro do Trabalho do Fórum Econômico Mundial veremos que as habilidades requeridas para os próximos 10 anos, são habilidade comportamentais, de liderança, com características transformadoras e não técnicas. Tudo aquilo que segue um padrão e uma recorrência será robotizado.

E, as universidades continuam replicando modelos que serão robotizados. A aprendizagem 4.0 é um movimento de vai-e-vem dos ambientes presenciais e virtuais, com muitas formações e poucas graduações, com nano aprendizagens, que podem ser encontradas a qualquer tempo, em qualquer lugar.

Imagine uma educação aos moldes do Pokemon Go, onde aparece para o estudante formações e ambientes de aprendizagem em seu mapa geolocalizado; e, que durante tanto tempo aquela formação, conteúdo, conexão, networking está a sua disposição e você pode capturá-la para a sua Digital Learning Wallet, como acontece hoje com os cartões de embarque de companhias aéreas; e, quando você for para um cliente, um projeto ou mesmo um emprego em alguma empresa, você apresenta a sua carteira de aprendizagem; e, não mais um diploma e um currículo, que por vezes os modelos impossibilitam com que você possa incluir suas formações, expertises e atuações “diferentes” das tradicionais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É isto que estamos vendo mundialmente, universidades como a Singularity University, 42, Stanford, MIT, Harvard e tantas outras que adotam modelos presenciais, virtuais, gerando valor social e econômico mundialmente, possibilitando o acesso ao conhecimento, o uso das tecnologias digitais, a integração com a indústria, negócios e ecossistemas, a mobilidade global e desenvolvimento de startups e contextos sociais e de mercados, geração desenvolvimento territorial, novas formas de receitas, fundos, incrementos de recursos e doações por aqueles que reconhecem o papel da universidade na sua formação, carreira e desenvolvimento dos seus negócios.

Universidades em países emergentes podem se tornar lugares vazios, pois vendem aquilo que todas vedem; e, pior; ou melhor, concorrem com qualquer universidade virtual (ou não) do mundo.

Universidade 1.0 para mercados e sociedades 4.0. Há uma necessidade de um alinhamento.

QUEM JÁ FOI IMPACTADO

Queremos impactar sua vida, carreira e empresa.
Usamos cookies para a personalização de conteúdo e funcionamento do site.
Configurações de Cookies
Aceitar
Política de Privacidade e Cookies
Política de Privacidade e Cookies
Nome do Cookie Ativo
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS DA SAPIENZA

A presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais tem por finalidade demonstrar o compromisso da Mentor Match LTDA, de nome fantasia Sapienza, com a privacidade e o tratamento dos dados pessoais de seus USUÁRIOS.

Como condição de acesso aos programas da Mentor Match, o USUÁRIO declara que fez a leitura completa e atenta, estando plenamente ciente da presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, conferindo, expressamente, sua livre, inequívoca e informada concordância com os termos aqui estipulados, autorizando a obtenção dos dados pessoais e informações aqui mencionados, bem como sua utilização para as finalidades abaixo especificadas.

Caso não esteja de acordo com estas diretivas, o USUÁRIO deve descontinuar o seu acesso no SAPIENZA.

1. COLETA E USO DE DADOS PESSOAIS E REGISTRO DE ATIVIDADES

1.1. Os dados pessoais são coletados a partir do consentimento pelo USUÁRIO.

1.2. A relação de dados pessoais coletados e as respectivas finalidades constam no Anexo I.

1.3. Outros dados pessoais que não estão descritos no Anexo I podem ser coletados de acordo com a natureza específica do produto ou serviço em questão, nos termos de documento específico que deve ser considerado em conjunto com esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.

1.4. A Mentor Match LTDA não é responsável pela precisão, veracidade ou atualidade das informações prestadas pelo USUÁRIO, sendo de responsabilidade do USUÁRIO prestá-las com exatidão ou atualizá-las sempre que for o caso.

1.5. A Mentor Match LTDA podem realizar atualização e enriquecimento dos dados.

1.6. A Mentor Match LTDA garantem ao USUÁRIO o direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados.

1.7. A Mentor Match LTDA utiliza as tecnologias compatíveis com o mercado, respeitando o estado da técnica razoável, com atualizações razoáveis e constantes, para registrar eventos de navegação, cliques, eventos e dados não identificáveis. Todas as tecnologias utilizadas devem respeitar a legislação vigente e os termos desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.

1.8. Ao utilizar os ambientes digitais da Mentor Match LTDA, o USUÁRIO pode ser conduzido, via link, a outros portais ou plataformas independentes que podem coletar as informações do USUÁRIO e ter sua própria Política de Privacidade.

1.9. Cabe ao USUÁRIO ler a Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais de tais ambientes digitais fora do ambiente da Mentor Match LTDA, sendo de responsabilidade do USUÁRIO aceitá-la ou rejeitá-la.

1.9.1. A Mentor Match não é responsável pela Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais nem pelo conteúdo de quaisquer websites, conteúdos ou serviços fora do ambiente dos sistemas da Mentor Match, ainda que a ele vinculados por meio de links.

1.10. O consentimento fornecido pelo USUÁRIO é coletado de forma individual, clara, específica, legítima e informado ao titular.

1.11. O USUÁRIO pode alterar suas concessões de consentimento, conceder novas permissões ou retirar seu consentimento para as emissões atuais por meio do e-mail
[email protected], sendo avisado das consequências que a retirada de consentimento pode causar.

1.12. O USUÁRIO pode entrar em contato diretamente por meio do endereço eletrônico [email protected]. Os dados coletados e as atividades registradas também podem ser compartilhados:

a) Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, nos casos de requerimento, requisição ou ordem judicial;

b) Com os órgãos de controle que fiscalizam a Mentor Match LTDA, quando solicitado.

1.13. A base de dados, formada por meio da coleta de dados pessoais, é de propriedade e responsabilidade da Mentor Match LTDA. Seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos das atividades institucionais da Mentor Match LTDA e descritos no Anexo I desta Política de Privacidade e em Termos de Uso específicos, quando existentes.

1.13.1. O USUÁRIO é responsável pelo sigilo e pela confidencialidade de seus dados pessoais.

1.13.2. O compartilhamento de senhas ou dados de acesso viola esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais e os Termos de Uso dos sistemas da Mentor Match LTDA.

1.14. Internamente, os dados dos USUÁRIOS são acessados somente por profissionais devidamente autorizados pela Mentor Match LTDA, sendo eles dirigentes, empregados, prestadores de serviços e parceiros.

1.15. A Mentor Match respeita os princípios de licitude, finalidade, adequação, proporcionalidade, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização, prestação de contas, subsidiariedade e limitação de armazenamento, além de firmar o compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais com os USUÁRIOS.

2. ARMAZENAMENTO DOS DADOS E REGISTROS

2.1. Os dados pessoais coletados e os registros de atividades devem ser armazenados em ambiente seguro e controlado pelo prazo mínimo estipulado, conforme a tabela abaixo:

DADOS PESSOAIS PRAZO DE ARMAZENAMENTO FUNDAMENTO LEGAL
Dados cadastrais 10 anos após o término da relação Arts. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor (Lei no 8.078/90) e art. 70 da Constituição Federal.
Dados de identificação digital 6 meses do último acesso Art. 15 do Marco Civil da Internet (Lei no 12.965/14)


2.2. Os dados podem ser excluídos antes desse prazo no caso de solicitação do USUÁRIO. Os dados podem ser mantidos por período superior ao previsto neste prazo, por motivo previsto em lei, por decisão judicial, para fins de prestação de contas aos órgãos de controle ou por outros interesses legítimos da Mentor Match LTDA, devidamente especificados e informados ao titular de dados. Findo o prazo e a necessidade legal, os dados devem ser excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

2.3. Os dados coletados devem ser armazenados em servidores próprios ou em provedores de serviços que atendam aos controles de proteção de dados pessoais aplicáveis.

3. ATENDIMENTO AOS DIREITOS DO USUÁRIO

3.1. O USUÁRIO pode solicitar a confirmação da existência de tratamento; o acesso aos seus dados pessoais; ou a correção de seus dados pessoais, por meio do e-mail [email protected]

3.2. Pelo Canal de Atendimento à LGPD, o USUÁRIO pode também: (i) requerer o bloqueio do uso de seus dados pessoais; (ii) manifestar oposição ao tratamento de seus dados pessoais realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, (iii) solicitar a eliminação de seus dados pessoais coletados e registrados pela Mentor Match LTDA ao término de sua finalidade de uso ou (iv) solicitar a revisão de decisões automatizadas (v) solicitar portabilidade dos dados pessoais, (vi) solicitar informações sobre com quem foram compartilhados os dados pessoais e (vii) informações sobre o impacto da decisão de não consentir ou revogar o consentimento.

3.3. Mesmo que o USUÁRIO não conceda ou solicite a revogação do consentimento para as finalidades relacionadas ao envio de informações, a Mentor Match LTDA poderá enviar informações transacionais relativas à prestação dos serviços.

3.4. Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes e preservação de direitos, a Mentor Match LTDA podem permanecer com o histórico de registro e os dados dos USUÁRIOS por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer, para realização de prestação de contas aos órgãos de controle, ou para preservação de direitos da MENTOR MATCH ou do titular de dados.

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. A Mentor Match LTDA reserva a si o direito de alterar a Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais a qualquer momento, conforme a finalidade ou a necessidade, como para adequação e conformidade com disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente, cabendo ao USUÁRIO verificar a versão atualizada sempre que efetuar o acesso aos sistemas da Sapienza.

4.2. Ocorrendo atualizações neste documento e que demandem nova coleta de consentimento, a Mentor Match LTDA deve notificar o USUÁRIO pelos seus sistemas capazes de realizar nova coleta de consentimento ou pelos meios de contato por ele fornecidos.

4.3. Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, o USUÁRIO pode entrar em contato com a Mentor Match por meio do email [email protected].

4.4. Caso empresas terceirizadas realizem o tratamento de quaisquer dados coletados pelo Mentor Match, devem respeitar as condições aqui estipuladas e as normas de Segurança da Informação da Sapienza, bem como, Políticas e procedimentos adicionais.

4.5. Caso alguma disposição desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais seja considerada ilegal ou ilegítima por autoridade de proteção de dados, as demais condições permanecem em pleno vigor e efeito.

4.6. O USUÁRIO reconhece que toda comunicação realizada por e-mail (aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma física, virtual e digital também são válidas como prova documental, sendo eficazes e suficientes para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos serviços prestados pela Mentor Match LTDA, bem como às condições de sua prestação ou a qualquer outro assunto nele abordado, ressalvadas as disposições expressamente diversas previstas nesta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.

4.7 A Mentor Match LTDA utiliza cookies e tecnologias similares para avaliar e compreender o perfil e o comportamento dos USUÁRIOS que visitam ou acessam as páginas, com a finalidade de personalizar a experiência de navegação do USUÁRIO ao promover e divulgar produtos e serviços, além de realizar prevenção a fraudes.

4.8. A Mentor Match LTDA utiliza cookies classificados em três categorias: Essencial, Desempenho (Análise e Personalização) e Publicidade.

4.8.1. Essencial: Necessários para o funcionamento do site. Eles permitem a navegação pelo USUÁRIO em nossos sites e o uso dos seus serviços e recursos (por exemplo, cookies de segurança para autenticar USUÁRIOS, evitar a utilização fraudulenta de credenciais de login e proteger os dados do USUÁRIO de terceiros não autorizados).

4.8.2. Desempenho: Coletamos informações de forma anônima que permitem determinar informações suficientes para realizar análises de navegação, como por exemplo, o número de visitantes de uma página, como o USUÁRIO chegou ao site e as páginas acessadas.

4.8.3. Publicidade: utilizamos alguns cookies com o fim publicitário. Isto se faz para entregar anúncios e fazer campanhas publicitárias de acordo com um determinado público. Através desses é possível entregar anúncios de acordo com o seu perfil de consumo no site.

4.9. É necessária a permissão do USUÁRIO em aceitar e gerenciar as preferências no uso dos cookies, antes de iniciada a seção, para que sejam coletados.

4.10. Utilização de cookies de terceiros: Prestadores de serviços de tecnologia poderão utilizar seus próprios cookies nos serviços, com a nossa autorização, para prestação de serviços a Mentor Match LTDA. Tais cookies coletarão os dados do USUÁRIO nas nossas propriedades para as finalidades previstas nesta Política.

5. LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO

A presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais deve ser regida e interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o Foro da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília/Distrito Federal para dirimir qualquer litígio ou controvérsia envolvendo o presente documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.

6. GLOSSÁRIO

6.1. Para os fins deste documento, devem se considerar as seguintes definições: Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos sistemas do SAPIENZA, gravados nos dispositivos dos USUÁRIOS, que armazenam as preferências e outras informações, com a finalidade de personalizar a navegação dos USUÁRIOS no SITE, de acordo com o seu perfil.

IP: Abreviatura de Internet Protocol. É o conjunto alfanumérico que identifica os dispositivos dos USUÁRIOS na Internet.

Session ID: Credencial de um USUÁRIO necessária para acessar os sistemas da MENTOR MATCH e utilizar as suas funcionalidades.

USUÁRIO: Pessoa natural que acessa e/ou utiliza as funcionalidades dos sistemas da Mentor Match LTDA.

ANEXO I – LISTA DE DADOS PESSOAIS E FINALIDADES DE USO TIPOS DE DAS DADOS PESSOAIS FINALIDADE DE USO DOS DADOS

Cadastrais Nome completo, e-mail, nome da mãe, escolaridade, endereço, telefone, CNPJ e vínculo com a empresa, CPF, sexo, senha de acesso, data de nascimento e foto/imagem. - Identificar o USUÁRIO;
- Prover atendimento personalizado;
- Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos produtos e serviços da Mentor Match;
- Informar sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com o USUÁRIO;
- Promover e divulgar produtos e serviços da Mentor Match;
- Responder a solicitações e pedidos de informações do USUÁRIO;
- Realizar pesquisas do interesse da Mentor Match;
- Permitir acesso às áreas restritas dos ambientes digitais da Mentor Match;
- Prestar contas para Órgãos de controle na forma da lei;
- Personalizar o ambiente dos clientes em sua navegação nos ambientes digitais da Mentor Match.
Informações sobre transações Produtos e serviços adquiridos e respectivas quantidades, data e período da transação, número da nota fiscal Creditar os produtos e serviços adquiridos
Dados de identificação digital Endereço IP e Porta Lógica de Origem, Registros de interações com os ambientes digitais, Telas acessadas, dispositivo (versão do sistema operacional, Geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário), Session ID e Cookies. - Identificar o USUÁRIO;
- Administrar, creditar e enviar serviços adquiridos por meio dos ambientes digitais;
- Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos serviços;
- Promover e divulgar produtos e serviços;
- Realizar prevenção a fraudes, personalizar a experiência de navegação nos canais, por meio de georreferenciamento;
Dados anonimizados - Elaborar análises e estudos estatísticos
Salvar configurações
Configurações de Cookies