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Inovação e Estratégia: paradigmas em um cenário de crise e glamour.

Estamos vivendo sob a influência de diversos paradigmas em nosso cotidiano e muitos profissionais e organizações estão tentando se posicionar para poder superar, acompanhar ou apenas sobreviver.

Do agrícola para o industrial, do industrial para o pós-industrial, do office para o home-office, do home-office para o co-office ou coworking. Da economia baseada na acumulação de bens e capital, para uma economia baseada na colaboração e no compartilhamento, do workaholic para o slow work e pela busca do work wellness, ou como diria o italiano Domenico De Masi, o Ócio Criativo. Da falta de informação, para a informação em tempo real em abundância, que por muitas vezes requer sabedoria para filtrar dados e utilizá-los.

Tem mais, da educação na presença de um professor, onde este detinha o conhecimento, para um modelo de co-learning onde as todos podem trocar informações e adquirir novos conhecimentos, vivências e experiências, seja no modelo presencial ou virtual.

De uma internet discada, que você nem lembra mais como era e alguns mais jovens nem sabem o que significa, para uma smart city, que quando você acessa a rua seus dispositivos mobile, sem você perceber já estão “conversando” com um sinal que não depende do  cabo azul.

Tantos paradigmas e tantas inovações que os rompem criando gaps e novos paradigmas. Organizações que nascem sob estes paradigmas navegam um pouco mais confortáveis, pois sabem da liquidez pós-moderna, diferentemente de organizações mais “experientes” – entenda as aspas como um jogo de significados; e que por serem experientes ainda não conseguem se adaptar a tantas mudanças, mesmo sendo parte de algumas destas transformações.

Diante deste cenário complexo, surge a necessidade de inovar, seja para as organizações mais novas ou as mais experientes. Palavra, abordagem, modelo ou apenas mais um paradigma que cai sobre a mesa de reuniões de gestores ou nas mesas de bares, pois os somos inovadores e toda a inovação vai mudar o mundo e todo o inovador é glamuroso e gosta de um palco.

Parece-me que este novo paradigma, o da inovação da maneira que vemos pintado nos jornais, nas redes sociais e nos vídeos do YouTube parece ser algo corriqueiro, simples e ao alcance de tudo e de todos. Ao mesmo tempo em que inovar parece ser sinômino de gerar ideias e criar novos negócios, as conhecidas startups.

Se você é um inovador faça um teste: pegue a sua melhor ideia, aquela que você acha que nunca ninguém teve, que vai revolucionar o mundo e que vai deixá-lo com o banco recheado de dólares e experimente fazer uma busca no Google, ou em qualquer loja de aplicativos. Com raras exceções sua ideia já foi idealizada por alguém em outro lugar do planeta e possivelmente se já está navegando nestes cyber espaços é porque já tem alguém ganhando dinheiro ou pagando para ver o que vai dar.

Uma inovação precisa de uma estratégia. Se você faz parte de uma organização, mesmo que esta seja orientada para a inovação, toda e qualquer inovação será pautada na estratégia, no core business, ou seja, naquilo que foi consensuado pelos gestores, acionistas, investidores e etc.

Pensar em inovação sem pensar na estratégia do negócio, sem compreender a missão e a visão da organização é como colocar uma lente que lhe transformará em um daltônico.

Pegunte-se: a Apple ou a Microsoft investiriam em inovações que não estivessem relacionadas a tecnologia? A Ferrari ou a Tesla investiria em inovações que não estivesse ligadas a motores, a tecnologia automotiva, em design e no caso da Tesla em fontes de energia?

Se a pergunta for sim, que sorte, temos sempre os dois lados da moeda. Possivelmente este investimento seria em uma spinoff, ou seja, uma empresa nascida com os subsídios da empresa principal estando este claramente definidos tanto na estratégia da empresa principal, como na estratégia da empresa nascente.

Quando se fala em inovação e organizações, e pensemos que qualquer instituição pode ser considerada uma organização, independentemente da sua dimensão esta necessita e/ou possui uma estratégia, mesmo que esta não esteja explicitada  nos quadros de missão, visão e valores que decoram as paredes dos escritórios.

Uma estratégia definida e clara possibilita uma melhor utilização dos recursos para a inovação e para o aumento da vantagem competitiva do negócio, ja que a inovação visa trazer uma diferenciação junto ao mercado; e, esta diferenciação na visão da gestão gera uma vantagem superior a seus concorrentes.

Inovar por inovar e sem saber para que, é utilizar os recursos de sua organização sem um propósito definido. Inovar por que todo mundo está inovando, é estar sem rumo e possivelmente sem estratégia. Inovar por que está na moda, é como uma coleção de Giorgio Armani, que na próxima estação mudará o design, as cores, estampas e modelos; e, você não terá tantas primavera-verão ou outono-inverno para que sua equipe de pesquisa e desenvolvimento possa trabalhar, pois se não sabe onde querem chegar, o que efetivamente desenvolverão e irão pesquisar.

Inovar requer uma cultura da organização e das pessoas que atuam, não é apenas montar um espaço modelo Google e ou um CEO abaixo do nome no cartão de visita.

Estrategia, processos, pessoas competentes e criativas orientadas para resultados de forma clara faz com que um organização se torne inovadora.

Por Geraldo Campos

CEO Studio Sapienza 

Idealizador do iLAB UNISUL

Coord.  NUEMP/AGETEC UNISUL.

 

 

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS DA SAPIENZA

A presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais tem por finalidade demonstrar o compromisso da Mentor Match LTDA, de nome fantasia Sapienza, com a privacidade e o tratamento dos dados pessoais de seus USUÁRIOS.

Como condição de acesso aos programas da Mentor Match, o USUÁRIO declara que fez a leitura completa e atenta, estando plenamente ciente da presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, conferindo, expressamente, sua livre, inequívoca e informada concordância com os termos aqui estipulados, autorizando a obtenção dos dados pessoais e informações aqui mencionados, bem como sua utilização para as finalidades abaixo especificadas.

Caso não esteja de acordo com estas diretivas, o USUÁRIO deve descontinuar o seu acesso no SAPIENZA.

1. COLETA E USO DE DADOS PESSOAIS E REGISTRO DE ATIVIDADES

1.1. Os dados pessoais são coletados a partir do consentimento pelo USUÁRIO.

1.2. A relação de dados pessoais coletados e as respectivas finalidades constam no Anexo I.

1.3. Outros dados pessoais que não estão descritos no Anexo I podem ser coletados de acordo com a natureza específica do produto ou serviço em questão, nos termos de documento específico que deve ser considerado em conjunto com esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.

1.4. A Mentor Match LTDA não é responsável pela precisão, veracidade ou atualidade das informações prestadas pelo USUÁRIO, sendo de responsabilidade do USUÁRIO prestá-las com exatidão ou atualizá-las sempre que for o caso.

1.5. A Mentor Match LTDA podem realizar atualização e enriquecimento dos dados.

1.6. A Mentor Match LTDA garantem ao USUÁRIO o direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados.

1.7. A Mentor Match LTDA utiliza as tecnologias compatíveis com o mercado, respeitando o estado da técnica razoável, com atualizações razoáveis e constantes, para registrar eventos de navegação, cliques, eventos e dados não identificáveis. Todas as tecnologias utilizadas devem respeitar a legislação vigente e os termos desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.

1.8. Ao utilizar os ambientes digitais da Mentor Match LTDA, o USUÁRIO pode ser conduzido, via link, a outros portais ou plataformas independentes que podem coletar as informações do USUÁRIO e ter sua própria Política de Privacidade.

1.9. Cabe ao USUÁRIO ler a Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais de tais ambientes digitais fora do ambiente da Mentor Match LTDA, sendo de responsabilidade do USUÁRIO aceitá-la ou rejeitá-la.

1.9.1. A Mentor Match não é responsável pela Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais nem pelo conteúdo de quaisquer websites, conteúdos ou serviços fora do ambiente dos sistemas da Mentor Match, ainda que a ele vinculados por meio de links.

1.10. O consentimento fornecido pelo USUÁRIO é coletado de forma individual, clara, específica, legítima e informado ao titular.

1.11. O USUÁRIO pode alterar suas concessões de consentimento, conceder novas permissões ou retirar seu consentimento para as emissões atuais por meio do e-mail
[email protected], sendo avisado das consequências que a retirada de consentimento pode causar.

1.12. O USUÁRIO pode entrar em contato diretamente por meio do endereço eletrônico [email protected]. Os dados coletados e as atividades registradas também podem ser compartilhados:

a) Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, nos casos de requerimento, requisição ou ordem judicial;

b) Com os órgãos de controle que fiscalizam a Mentor Match LTDA, quando solicitado.

1.13. A base de dados, formada por meio da coleta de dados pessoais, é de propriedade e responsabilidade da Mentor Match LTDA. Seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos das atividades institucionais da Mentor Match LTDA e descritos no Anexo I desta Política de Privacidade e em Termos de Uso específicos, quando existentes.

1.13.1. O USUÁRIO é responsável pelo sigilo e pela confidencialidade de seus dados pessoais.

1.13.2. O compartilhamento de senhas ou dados de acesso viola esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais e os Termos de Uso dos sistemas da Mentor Match LTDA.

1.14. Internamente, os dados dos USUÁRIOS são acessados somente por profissionais devidamente autorizados pela Mentor Match LTDA, sendo eles dirigentes, empregados, prestadores de serviços e parceiros.

1.15. A Mentor Match respeita os princípios de licitude, finalidade, adequação, proporcionalidade, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização, prestação de contas, subsidiariedade e limitação de armazenamento, além de firmar o compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais com os USUÁRIOS.

2. ARMAZENAMENTO DOS DADOS E REGISTROS

2.1. Os dados pessoais coletados e os registros de atividades devem ser armazenados em ambiente seguro e controlado pelo prazo mínimo estipulado, conforme a tabela abaixo:

DADOS PESSOAIS PRAZO DE ARMAZENAMENTO FUNDAMENTO LEGAL
Dados cadastrais 10 anos após o término da relação Arts. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor (Lei no 8.078/90) e art. 70 da Constituição Federal.
Dados de identificação digital 6 meses do último acesso Art. 15 do Marco Civil da Internet (Lei no 12.965/14)


2.2. Os dados podem ser excluídos antes desse prazo no caso de solicitação do USUÁRIO. Os dados podem ser mantidos por período superior ao previsto neste prazo, por motivo previsto em lei, por decisão judicial, para fins de prestação de contas aos órgãos de controle ou por outros interesses legítimos da Mentor Match LTDA, devidamente especificados e informados ao titular de dados. Findo o prazo e a necessidade legal, os dados devem ser excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

2.3. Os dados coletados devem ser armazenados em servidores próprios ou em provedores de serviços que atendam aos controles de proteção de dados pessoais aplicáveis.

3. ATENDIMENTO AOS DIREITOS DO USUÁRIO

3.1. O USUÁRIO pode solicitar a confirmação da existência de tratamento; o acesso aos seus dados pessoais; ou a correção de seus dados pessoais, por meio do e-mail [email protected]

3.2. Pelo Canal de Atendimento à LGPD, o USUÁRIO pode também: (i) requerer o bloqueio do uso de seus dados pessoais; (ii) manifestar oposição ao tratamento de seus dados pessoais realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, (iii) solicitar a eliminação de seus dados pessoais coletados e registrados pela Mentor Match LTDA ao término de sua finalidade de uso ou (iv) solicitar a revisão de decisões automatizadas (v) solicitar portabilidade dos dados pessoais, (vi) solicitar informações sobre com quem foram compartilhados os dados pessoais e (vii) informações sobre o impacto da decisão de não consentir ou revogar o consentimento.

3.3. Mesmo que o USUÁRIO não conceda ou solicite a revogação do consentimento para as finalidades relacionadas ao envio de informações, a Mentor Match LTDA poderá enviar informações transacionais relativas à prestação dos serviços.

3.4. Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes e preservação de direitos, a Mentor Match LTDA podem permanecer com o histórico de registro e os dados dos USUÁRIOS por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer, para realização de prestação de contas aos órgãos de controle, ou para preservação de direitos da MENTOR MATCH ou do titular de dados.

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. A Mentor Match LTDA reserva a si o direito de alterar a Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais a qualquer momento, conforme a finalidade ou a necessidade, como para adequação e conformidade com disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente, cabendo ao USUÁRIO verificar a versão atualizada sempre que efetuar o acesso aos sistemas da Sapienza.

4.2. Ocorrendo atualizações neste documento e que demandem nova coleta de consentimento, a Mentor Match LTDA deve notificar o USUÁRIO pelos seus sistemas capazes de realizar nova coleta de consentimento ou pelos meios de contato por ele fornecidos.

4.3. Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, o USUÁRIO pode entrar em contato com a Mentor Match por meio do email [email protected].

4.4. Caso empresas terceirizadas realizem o tratamento de quaisquer dados coletados pelo Mentor Match, devem respeitar as condições aqui estipuladas e as normas de Segurança da Informação da Sapienza, bem como, Políticas e procedimentos adicionais.

4.5. Caso alguma disposição desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais seja considerada ilegal ou ilegítima por autoridade de proteção de dados, as demais condições permanecem em pleno vigor e efeito.

4.6. O USUÁRIO reconhece que toda comunicação realizada por e-mail (aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma física, virtual e digital também são válidas como prova documental, sendo eficazes e suficientes para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos serviços prestados pela Mentor Match LTDA, bem como às condições de sua prestação ou a qualquer outro assunto nele abordado, ressalvadas as disposições expressamente diversas previstas nesta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.

4.7 A Mentor Match LTDA utiliza cookies e tecnologias similares para avaliar e compreender o perfil e o comportamento dos USUÁRIOS que visitam ou acessam as páginas, com a finalidade de personalizar a experiência de navegação do USUÁRIO ao promover e divulgar produtos e serviços, além de realizar prevenção a fraudes.

4.8. A Mentor Match LTDA utiliza cookies classificados em três categorias: Essencial, Desempenho (Análise e Personalização) e Publicidade.

4.8.1. Essencial: Necessários para o funcionamento do site. Eles permitem a navegação pelo USUÁRIO em nossos sites e o uso dos seus serviços e recursos (por exemplo, cookies de segurança para autenticar USUÁRIOS, evitar a utilização fraudulenta de credenciais de login e proteger os dados do USUÁRIO de terceiros não autorizados).

4.8.2. Desempenho: Coletamos informações de forma anônima que permitem determinar informações suficientes para realizar análises de navegação, como por exemplo, o número de visitantes de uma página, como o USUÁRIO chegou ao site e as páginas acessadas.

4.8.3. Publicidade: utilizamos alguns cookies com o fim publicitário. Isto se faz para entregar anúncios e fazer campanhas publicitárias de acordo com um determinado público. Através desses é possível entregar anúncios de acordo com o seu perfil de consumo no site.

4.9. É necessária a permissão do USUÁRIO em aceitar e gerenciar as preferências no uso dos cookies, antes de iniciada a seção, para que sejam coletados.

4.10. Utilização de cookies de terceiros: Prestadores de serviços de tecnologia poderão utilizar seus próprios cookies nos serviços, com a nossa autorização, para prestação de serviços a Mentor Match LTDA. Tais cookies coletarão os dados do USUÁRIO nas nossas propriedades para as finalidades previstas nesta Política.

5. LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO

A presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais deve ser regida e interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o Foro da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília/Distrito Federal para dirimir qualquer litígio ou controvérsia envolvendo o presente documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.

6. GLOSSÁRIO

6.1. Para os fins deste documento, devem se considerar as seguintes definições: Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos sistemas do SAPIENZA, gravados nos dispositivos dos USUÁRIOS, que armazenam as preferências e outras informações, com a finalidade de personalizar a navegação dos USUÁRIOS no SITE, de acordo com o seu perfil.

IP: Abreviatura de Internet Protocol. É o conjunto alfanumérico que identifica os dispositivos dos USUÁRIOS na Internet.

Session ID: Credencial de um USUÁRIO necessária para acessar os sistemas da MENTOR MATCH e utilizar as suas funcionalidades.

USUÁRIO: Pessoa natural que acessa e/ou utiliza as funcionalidades dos sistemas da Mentor Match LTDA.

ANEXO I – LISTA DE DADOS PESSOAIS E FINALIDADES DE USO TIPOS DE DAS DADOS PESSOAIS FINALIDADE DE USO DOS DADOS

Cadastrais Nome completo, e-mail, nome da mãe, escolaridade, endereço, telefone, CNPJ e vínculo com a empresa, CPF, sexo, senha de acesso, data de nascimento e foto/imagem. - Identificar o USUÁRIO;
- Prover atendimento personalizado;
- Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos produtos e serviços da Mentor Match;
- Informar sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com o USUÁRIO;
- Promover e divulgar produtos e serviços da Mentor Match;
- Responder a solicitações e pedidos de informações do USUÁRIO;
- Realizar pesquisas do interesse da Mentor Match;
- Permitir acesso às áreas restritas dos ambientes digitais da Mentor Match;
- Prestar contas para Órgãos de controle na forma da lei;
- Personalizar o ambiente dos clientes em sua navegação nos ambientes digitais da Mentor Match.
Informações sobre transações Produtos e serviços adquiridos e respectivas quantidades, data e período da transação, número da nota fiscal Creditar os produtos e serviços adquiridos
Dados de identificação digital Endereço IP e Porta Lógica de Origem, Registros de interações com os ambientes digitais, Telas acessadas, dispositivo (versão do sistema operacional, Geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário), Session ID e Cookies. - Identificar o USUÁRIO;
- Administrar, creditar e enviar serviços adquiridos por meio dos ambientes digitais;
- Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos serviços;
- Promover e divulgar produtos e serviços;
- Realizar prevenção a fraudes, personalizar a experiência de navegação nos canais, por meio de georreferenciamento;
Dados anonimizados - Elaborar análises e estudos estatísticos
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